Você está aqui
Home > Ciclismo > Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Oficialmente, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 08 de maio de 2012. Esta data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro.
E para celebrar este dia especial direcionado aos heróis que com muita perseverança, auto-estima e dedicação acharam no esporte uma saída para dias melhores. E para celebrarmos este dia, tivemos o prazer de entrevistar o paratleta e exemplo de vida, Edson Nascimento.

O Atleta Edson Nascimento é cadeirante desde 2005, conheceu o esporte em 2011 no projeto “Praia Para Todos”, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto itinerante e gratuito onde o intuito é levar pessoas deficientes ou com alguma limitação a poderem utilizar a praia e tomar banho assistido e nesse projeto existem vários esportes adaptados, entre eles: vôlei sentado na areia, frescobol, já teve o projeto de jiu-jítsu para deficientes, demonstração e parceria com o futebol de 5 (para deficientes visuais) e tem a rent bike, geralmente pra quem tem deficiência de membros inferiores .

“Conheci o projeto em 2011, me apaixonei, juntei dinheiro e consegui comprar uma rend bike para começar os treinos, em seguida me lancei ao desafio de participar das competições estaduais e nacionais, comecei a buscar patrocínios, onde em 2012 comecei a ser patrocinado pela Assim Saúde”. Disse Edson
Após os desafios de competições a nível nacional, houve também o desafio do thriatlon, além da competição de paraciclismo pela CBC, sendo Vice-Campeão brasileiro, também participou do desafio Rei e Rainha do mar em Copacabana ficando em 5º colocado no geral e em 1º no cadeirante. No ano de 2013, Edson se dedicou apenas a rende bike, já em 2017 foi Vice-Campeão brasileiro pela CBC que é ligado ao comitê paraolímpico sendo Vice-Campeão da categoria H3.
O paratleta Edson Nascimento do Rio de Janeiro obteve um excelente resultado recebendo a prata no Team Realy e 4º colocado no contra relógio e estrada no Pan-americano no paraciclismo de estrada.

Já em 2018 a primeira etapa que teve em São Paulo, Edson ficou em 1º Lugar na prova de resistência, na segunda etapa na cidade de Leme-SP ficou com a medalha de ouro Team Realy.
No dia 5 de agosto o atleta Edson do Nascimento participou do Desafio Gran Fold Nova York, que existe em mais de 10 países pelo mundo, e na etapa Brasil realizada na cidade de Conservatória. Edson foi o primeiro atleta rend bike a fazer essa etapa no mundo subindo nada mais do que 88 km subindo as montanhas, tendo um total de dois mil metros de altimetria, descendo numa velocidade de 70 km/h (registrado no garmin).

O próximo desafio já tem data pra acontecer, será no dia 30 de setembro em Campos dos Jordão-SP.
Bike & Vida.

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: