Você está aqui
Home > Edição > Primeira bicicleta ecológica, feita de plástico reciclado, é inventada no Brasil.

Primeira bicicleta ecológica, feita de plástico reciclado, é inventada no Brasil.

por Deise Aur

O plástico leva 400 anos para se decompor e, segundo a ONU, a poluição causada pelo descarte do plástico é um dos grandes desafios da atualidade.
A cada ano, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartados na Natureza, impactando de forma prejudicial o meio ambiente, por isso, a criação de uma bicicleta ecológica feita com plástico reciclado, derivado do reaproveitamento de garrafas PET, embalagens de produtos de higiene e outros tipos de plásticos como polipropileno, nylon e peças de geladeira, vem para reduzir esse descarte.

O inventor dessa façanha é o artista plástico e engenheiro mecânico uruguaio Juan Muzzi, que vive no Brasil ha quase 50 anos, ele é dono da patente da primeira bicicleta do mundo feita com plástico reciclado, desenvolvida e fabricada em São Paulo, resultado de 14 anos (1998-2012) de pesquisas desenvolvimento, testes e aprimoramento.

Conheça esse empresário neste vídeo publicado no canal RIT Notícias.

Atualmente, a empresa de Juan Muzzi, a MuzziCycle, fabrica dez mil unidades da bike de plástico reciclado por mês, e com a demanda de compradores aumentando cada vez mais, até a nível mundial.

O interesse do mercado consumidor é tanto, que Juan Muzzi pretende aumentar e expandir a produção.

Outro projeto sustentável que esse empresário planeja desenvolver é a cadeira de rodas feita com plástico reciclado, para que os deficientes físicos paguem somente pela matéria-prima, oriunda de ONGs que recolhem e armazenam materiais de sucata. Dessa forma, além de se preservar o meio ambiente, irá gerar renda para os catadores, trazendo vantagens e benefícios para todos os envolvidos.
E por falar em vantagens, ter uma bicicleta ecológica oferece várias, pois, é um produto que não enferruja, não precisa de amortecedor e é mais leve e dinâmica, além de ser produzido de forma sustentável.
Essa bicicleta é a prova que a criatividade e a dedicação podem transformar o lixo em produtos úteis para nosso dia a dia, ajudando diminuir a poluição na Natureza e a evitar que cerca de 100 mil animais marinhos morram todos os anos, por conta do descarte de plástico que vai parar nos mares e oceanos.

E cada um de nós pode fazer a sua parte preferindo materiais recicláveis ou reaproveitados, parando de utilizar produtos descartáveis de plástico, optando por substitutivos ecológicos e reutilizáveis e, na medida do possível, parando de utilizar produtos feitos de plástico ou embalados em plásticos.

Se essas medidas não forem tomadas, a previsão é de que em até 2050, a quantidade de plástico nos oceanos será maior que a de peixes.

Ainda é tempo de mudar essa realidade!

Fonte: www.greenme.com.br

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: