Você está aqui
Home > Paraciclismo > Conheça um pouco da história do Paratleta Edson Rocha Nascimento

Conheça um pouco da história do Paratleta Edson Rocha Nascimento

Paratleta multicampeão

O Paratleta Edson Rocha Nascimento, carioca da gema, antes de ser atleta, adorava esporte como hobby, musculação e Vôlei.

Bancário por profissão  no dia 25 de janeiro de 2005 , teve sua vida interrompida por um grave acidente automobilístico no Bairro do Meier, aonde estava dentro do seu carro com o cinto de segurança afivelado e com o carro parado, sendo atingido por uma Kombi que bateu em sua porta com muita força , fazendo o carro girar 180 graus, jogando-o para fora do carro pelo vidro da porta do motorista, batendo as costas no meio fio da calçada , quebrando 02 vértebras ( T9 e T10 ) , estourando o Baço , perfurando o pulmão esquerdo e batendo a cabeça .

Como ele diz, por sorte estava sozinho no carro e foi socorrido pelo Samu e pela Polícia Militar do 3º Batalhão do Meier, sendo levado para o Hospital Salgado Filho, onde foi devidamente atendido com uma esplenectomia (retirada do baço) e drenagem do Pulmão esquerdo. No dia seguindo foi para um Hospital Particular na Barra da Tijuca aonde ficou 2 meses, passou por mais uma cirurgia de Coluna onde colocou uma barra de titânio para fixar as vértebras quebradas, essa artrodese fixou as Vértebras T7 a T12.

Acervo pessoal

Após a cirurgia, teve o comunicado da equipe médica que ficaria paraplégico. No momento ele não sabia a gravidade real da lesão. Sua vontade, era de se jogar da janela, pois ele achava que não tinha mais como viver. Em seu pensamento, todos que sofrem um acidente e ficam paraplégicos devem pensar: “Como farei para viver dessa forma?

 “Eu serei um peso para minha Família!”

Na mesma semana Edson conseguie superar esta dificuldade e vencer a depressão SOZINHO, pensando que tinha um Filho de 08 anos e que tinha de cria-lo e dar o melhor para ele.

Ele iniciou a reabilitação em 2005 na ABBR no Jardim Botânico, aonde teve a real informação do que havia acontecido e o que realmente estava acontecendo.

Em seguida em 2006 teve a sorte de fazer outra Reabilitação na Rede Sarah Kubitschek em Belo Horizonte, onde fiquei 2 meses acompanhado da sua Mãe.

Esse foi o primeiro teste da Handbike

Saíram de lá com a autoestima muito melhor, pois estava quase 100% independente, teve a possibilidade de comprar um carro adaptado, aonde teve a sensação maravilhosa de poder voltar a fazer muitas coisas.

Em 2007 conheceu sua atual esposa Cláudia, com a qual é casado até hoje. Em 2011 conheceu também um projeto na praia da Barra da Tijuca, no Posto 3 – “Praia Para Todos”, maravilhoso, que frequenta até hoje, aos sábados e domingos na primavera e no verão.

Lá tem muitos projetos para a socialização de pessoas com deficiências (todos os tipos). O principal atrativo do projeto é o banho assistido, aonde tem uma cadeira de banho com rodas grandes cheias de ar, que possibilitam flutuar uma pessoa de até 120kg. Tem também o surf adaptado, vôlei sentado, frescobol adaptado e a maravilhosa HANDBIKE, quando ele ficou eufórico e curioso com a máquina.

A ideia do projeto é para o deficiente usar uns 5 a 10 minutos não passando de 50 metros de distância, mas ele ficou tão feliz e empolgado que ficou por uns 30 a 40 minutos. Quando chegou todos do projeto estavam muitos preocupados, já pensando em ir de carro lhe procurar. Pediu muitas desculpas, mas desde 2005 ele não sentia uma sensação tão maravilhosa. Eles lhe entenderam, graças a Deus.

“Muito Obrigado, PRAIA PARA TODOS”, agradece a Edson,

Após este susto com a equipe, começou a procurar na internet para comprar a Handbike, mas só existia importado e era muito caro.

“O que fazer ????” Como todo bom Brasileiro e carioca da gema, deu seu jeito.

Pediu emprestado a Handbike e junto com um amigo, o Professor Pardal (Sr. Luís de Quintino), fizeram uma Handbike caseira, para ele poder modelar e sentir o vento no rosto. YOUTUBE edsuuu hand bike saquarema.

Em seguida começou a juntar dinheiro para comprar uma para competir em 2011.

Começou a procurar patrocínio, aonde teve a sorte de ter o Patrocínio da Assim Saúde.

Lançou o desafio para si e para a equipe da Assim Saúde, que ele queria fazer TRIATHLON.

Aonde todos lhe perguntavam: Como ele paraplégico, sem os movimentos da cintura pra baixo iria fazer esta modalidade que é: NADAR, CORRER E PEDALAR?

Teve a sorte e confiança da ASSIM SAÚDE, em lhe apoiar nesse desafio.

Em 2012 fez muitos treinos, mas infelizmente seu Pai – Orlando Velame Nascimento, faleceu em junho de 2012, mas Edson continuou focado e determinado assim como seu pai havia lhe ensinado, conseguindo

conquistar o Vice-Campeonato Brasileiro de Paraciclismo. Edson fez o Desafio de Rei e Rainha do Mar, e em Copacabana em 2012, conquistou o 5º lugar no geral dos deficientes e 1º lugar nos cadeirantes. Fez pela Federação de Triathlon do RJ o Triathlon, em agosto de 2012 no Aterro do Flamengo, aonde realizou seu sonho como Homem, Pessoa e Atleta. Teve a honra de receber a tão sonhada medalha das mãos da pessoa mais importante da sua vida, sua mãe Petronília Rocha Nascimento.

Durante este ano inicial com muitas conquistas, fez 02 Duathlon e 01 Aquathlon. pela (FETERJ).

Em 2013 foi competir pela primeira vez fora do Brasil. Imagine só um garoto do subúrbio de Quintino, indo competir na MARATONA INTERNACONAL DE NOVA YORK..

Graças a sua dedicação e apoio da sua equipe número 1 (sua esposa Cláudia e do seu patrocínio que lhe deu todo suporte – a Assim Saúde), conquistou o 15º lugar, onde correu mais 5 vezes.

Em 2017 manteve o patrocínio da Assim Saúde e BRL Distribuidora de Vacinas e no paraciclismo, pela Confederação Brasileiro de Ciclismo (CBC) conquistou o vice-campeonato Brasileiro.

Em agosto de 2018, fez o desafio do GFNY, Gran Fondo Nova York. Esta competição acontece em vários países , e Edson foi o primeiro cadeirante de Handbike a fazer  os 88km com altimetria de 1.800 , em Agosto de 2019 , repetiu o desafio e completou o ciclo sendo mais uma vez o único cadeirante, em 5 h com muito vento , chuva e frio , pois foi em Conservatória , subindo as montanhas, conquistando o 3º lugar  ( Bronze) com o patrocínio da Assim Saúde e BRL Distribuidora de Vacinas.

Em 2019 foi competir na MARATONA INTERNACIONAL DE BERLIM, aonde tinha 160 paratletas. Se inscreveu para correr no pelotão Elite, mas lhe colocaram lá no meio da prova. Mesmo assim se esforcei muito e mesmo errando o percurso conquistou o 30º Lugar, ficando dentro do pelotão de ELITE. – YOUTUBE   Edson Rocha nascimento Berlin 2019 Handbike.

Hoje mantem seus treinos diários na Barra da Tijuca aonde transporta sua Handbike numa carreta fechada que tem a honra de colocar a LOGO dos meus apoiadores. ainda tendo espaço para outras Marcas, possam se juntar a esta história de determinação e superação, agradecendo a seus atuais apoiadores: Assim Saúde, BRL Distribuidora de Vacinas, Monster e Powerade e Barbedo Sports (Uniformes)

Contatos:

Instagran : Edsonrocha.nascimento

Facebook: Edson Rocha Nascimento

Fotos: acervo pessoal

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: