Você está aqui
Home > Edição > Brasileiro pedala 508,3km no rolo em 12h e entra para o Guinness Book

Brasileiro pedala 508,3km no rolo em 12h e entra para o Guinness Book

Antonio Marcos da Silva Pinto, o “Tonheca”, bate recorde mundial Foto: Pádua/Edição:Júlio Silva

O brasileiro Antonio Marcos da Silva Pinto, o “Tonheca”, entrou para o time seleto do Guinness Book.

Ele é novo dono do recorde mundial de maior distância pedalada em rolo livre em 12 horas pelo Guinness Book. Marca que ainda sustenta até os dias atuais. O ciclista amador, de Salesópolis (SP), realizou o desafio em julho do ano passado, quando marcou 508,3 quilômetros. O recorde anterior era de 480 quilômetros.

Tonheca, de 50 anos, que é arquiteto e fascinado por cartografia, começou a pedalar em 2010 em provas de mountain bike. Mas logo tomou gosto pelas provas de ciclismo de longa distância, como o Audax. “Em 2016 completei a série pela primeira vez”, lembra. Com a conquista, recebeu  o título de Super Randonneurs pelo Audax Club Parisien, organizador do desafio, na França.

Vale lembrar que a provas Audax não são uma competição. “O maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe. Pedalar longa distância é enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, aclives e estradas sem curvas, escuridão da noite, solidão (algumas vezes) e outras dificuldades e perigos das estradas. Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios”, relata.

Para se preparar para as pedaladas de longa distância, Tonheca começou a fazer treinos indoor. “Precisava render mais e comecei treinos mais técnicos”, conta. Em 2016, conheceu um ciclista de Belo Horizonte que, no Dia das Crianças, realizou o desafio de pedalar indoor durante 12 horas para arrecadar presentes, em uma ação solidária. “Decidi fazer o mesmo em Salesópolis para colaborar com o Grupo Ação Criança Feliz, Natal 2016 e arrecadamos centenas de brinquedos”, conta.

Vídeo demonstrativo

Já com o domínio do rolo, Tonheca se inscreveu no Livro dos Recordes e recebeu a informação de que havia uma marca de 480 quilômetros pedalados em rolo livre em 12 horas. “Aceitei o desafio de quebrar esta marca, mas optei por realizar o feito de forma gratuita, pois para trazer um representante no Guiness em Salesópolis teria um custo inicial de US$ 3 mil”, afirma.

Após estudar o regulamento, no qual uma das exigências é que o desafio seja feito em praça pública, Tonheca começou a se preparar para o desafio. “Planejamos toda a logística para o dia 24 de julho de 2017. Comecei às 8h02 e com 11h22min no rolo quebrei o recorde de 480 quilômetros. Quando terminei, às 20h02, tinha marcado 508,3 quilômetros. Enviei todas as evidências, como filmes, fotos e declarações dos fiscais via online e no dia 12 de fevereiro de 2018 veio a confirmação do registro oficial”, completa.

Tonheca pedalou os 508,3 quilômetros a uma velocidade média de 41,91 km/h e máxima de 66,37 km/h. Gastou 14.836 calorias durante o desafio e consumiu 2,5 litros de açaí, 2 litros de água, 5 pães com queijo, banana desidratada, castanha do pará, torrone com “waffer” e frango xadrez com purê de batata.

O recordista cita Henrique Avancini, um ídolo do MTB nacional, para destacar sua motivação: “Através do esporte pude colocar meu corpo à prova, mesmo que possa medir quem pode ir mais longe, mais alto, ou mais rápido. O sagrado do esporte é simplesmente deixar um bom exemplo”.

E qual o próximo desafio? “Muita gente tem me provocado para quebrar a marca. E por que não?”

Para realizar o desafio, “Tonheca” contou com o apoio e a orientação de muitos parceiros, que estão listados abaixo:

STAFF

Paulo Donizeti Moraes

Victor Hugo Flores Dias

David Donizeti Martins

Thiago Cesar Neves de Faria

Denilson dos Santos Mello

Profº José Luiz Padilha de Aguilar

Draª Célia Mª Monteiro de Mello

Leopoldo Mello Guimarães

AGRADECIMENTOS

Clínica do Ciclista – Loja Conceito de Mogi das Cruzes

Altmayer Sports

RIDE – Assessoria Esportiva

Profº Fernando Melo

Profº Marcos Severino

Vicinitech

Claudinei de Oliveira (Nei da Sorveteria)

Studiovideocd

Victor Hugo

Prefeitura de Salesópolis (fornecimento de uma tenda e o pronto atendimento dos funcionários)

Confecções Bete & Elza

Restaurante do Boy

Restaurante do Dunga

Clbe de Luta Dracon

Profº Rafael Henrique Martins Soares de Siqueira

Clara Produtos de Limpeza

Casaqcria

João Massagista

Drª Ivani Decolt

Profª Andrea Quirino

Fonte:Bikemagazine / Tonheca

Fotos: acervo pessoal

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: