Você está aqui
Home > Edição > Ciclista venceu tetraplegia e conseguiu voltar a pedalar

Ciclista venceu tetraplegia e conseguiu voltar a pedalar

A Revista Bike & Vida teve o prazer de entrevistar o atleta José Ilson Jr e dividir com nossos leitores esse exemplo de perseverança e superação do esporte brasileiro.
José Ilson Pereira Junior começou sua história aos 14 anos de idade quando obteve seu primeiro emprego, que era de entregador de jornais e revistas, onde pedalava 8 horas por dia uma bicicleta de 20 kg mais o peso das entregas. Felizmente, todo este peso, somado as subidas de sua cidade, logo trouxeram força e agilidade as pernas do adolescente que em sua primeira experiência no mundo das competições, conquistou a vitória, e algo muito maior e mais importante, se apaixonou pela arte da preparação e filosofia do atleta, nunca mais tendo dúvidas: “É isso que eu quero para a minha vida!”
E desde então ele dedicou a sua vida ao Mountain Bike. Totalizando 12 anos de dedicação ao esporte, começando nas categorias de base e chegando até a categoria profissional, conquistando um total de 40 vitórias em corridas e 11 títulos a nível nacional ao longo desta trajetória, uma carreira muito vitoriosa, não olhando exclusivamente a números, pois números e títulos muitos atletas conquistaram uma quantidade muito maior, mas devido a quantidade de obstáculos que ele teve que superar para conquistar estes resultados.
Mas isso sempre foi o que ele mais amou, desafiar as piores possibilidades e adversidades, quer sejam elas físicas, ou emocionais.
Esta era a sua vida, até que no dia 01 de julho de 2016, durante um treinamento, o atleta bateu contra uma cerca de arame e caiu do outro lado Tetraplégico! Ou seja, perdendo todos os movimentos do pescoço para baixo!
A partir de então, iniciou-se o maior desafio que a vida poderia lhe proporcionar, vencer um quadro de lesão medular, um quadro que todos os profissionais que analisaram seus exames e partiram dos princípios que a medicina propõe, como: Irreversível!
Ou seja, aos 26 anos, ele estava condenado a passar o resto de sua vida em uma cama, sem nenhum movimento, e respirando somente com a ajuda de aparelhos. Porém, hoje, apenas 1 ano e 5 meses após o acidente ele já está em pé, 80% recuperado, e já andando de bicicleta novamente! Como isso aconteceu? É o que pretendemos contar a você detalhadamente através deste site, um portal que reunirá de maneira organizada todo o material de fotos, vídeos, palestras e projetos esportivos produzidos pelo atleta, sejam os realizados fisicamente ou postado em suas páginas nas redes sociais.
Contando a você a tudo o que ele praticou ao longo desta árdua e improvável trajetória para conseguir esta recuperação surpreendente, contando inclusive todas as experiências adquiridas e vividas no esporte de alto rendimento, mas principalmente na UTI, ambiente hospitalar, e nos 7 meses que passou em uma cama e cadeiras de rodas!
Nosso objetivo é que o fruto desta sua batalha traga a você momentos de reflexão, emoção, e principalmente, motivação, para encarar suas próprias dificuldades, e superar todas elas, assim como ele está superando as suas, que inicialmente, e talvez como a sua de hoje, soavam como impossíveis! Herança é o que você deixa PARA os outros. Legado é o que você deixa DENTRO dos outros!
Inspirado nesta valiosa frase, José Ilson Jr. hoje da palestra, compartilha sua rotina nas redes sociais, e conta com uma equipe produzindo um documentário sobre a sua vida, para com todos estes conteúdos, plantar aí dentro de você, onde talvez estejam adormecidos todos os seus superpoderes, uma semente que contribua para desperta-los e levá-lo a uma vida de conquistas e felicidades!
“O que quero dizer quando digo: O que você precisa está dentro de você?
Algumas pessoas ficam intrigadas com este título, e esse é um dos objetivos, mas quando eu digo “O que você precisa está dentro de você”, isto não tem nada a ver com aquelas filosofias de desapego, ou de sentar no pé de uma árvore e ficar meditando o resto da sua vida, isso também é importante, vamos falar mais sobre a introspecção e meditação futuramente, afinal, estas são ferramentas primordiais para a evolução que quero que você também conquiste, assim como eu as uso diariamente, mas o objetivo desta mensagem é ajudar você a descobrir seus poderes interiores e colocar em pratica todos eles a seu favor, e a favor de todos, afinal, estamos vivos, e esta talvez seja uma oportunidade única de fazer a diferença neste mundo, fazer a diferença na vida daqueles que nos conhecem, daqueles que cruzam nossos caminhos ou apenas ficam sabendo de nossa existência.
Quero te ajudar a desenvolvê-los e assim viver uma vida esplendida e plena, pois sem dúvidas não viemos aqui para ser só mais um, fomos projetados a imagem e semelhança de Deus, ou seja, para feitos grandiosos, para a alta intensidade e para o máximo em tudo o que tocarmos!
Nunca se esqueça disto: Você tem o poder, exatamente aí dentro de você!
Por isso este é o nosso título e principalmente, o nosso lema! ”
Sobre ser atleta da Sense, José disse que quando ele se acidentou, recebeu a doação de uma Bike para rifar e ajudar em sua recuperação, na medida em que foi se recuperando e voltando a andar de bicicleta, ganhou a oportunidade de se tornar atleta profissional da Sense, algo que em toda sua carreira nunca havia acontecido, segundo José em toda sua trajetória profissional foi a primeira vez que teria uma grande marca lhe patrocinando.

Você pode acompanhar tudo sobre o atleta pelo site: www.joseilsonjr.com.br ou pelas mídias sociais

Informações: José Ilso Jr.
Adaptação de texto: B&V

Fotos: divulgação
#daredação

 

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: