Você está aqui
Home > Edição > Uso de bicicletas aumenta 24% em SP, puxado por ciclovias na zona oeste

Uso de bicicletas aumenta 24% em SP, puxado por ciclovias na zona oeste

Nessa região, pesquisa de 2007 apontou 398 viagens de bicicletas por dia, já em 2017 o número saltou para 5.067

São Paulo — Embora o número de viagens pela região metropolitana que têm a bicicleta como principal meio de transporte ainda seja proporcionalmente pequeno, se comparado aos milhões de usuários de metrô, trens e automóveis, o meio de transporte limpo teve um crescimento médio de 24% na última década na região metropolitana. Em algumas regiões, como os eixos das Avenidas Faria Lima e Engenheiro Luís Carlos Berrini, que receberam ciclovias, esse acréscimo chega a 1.173%.

Segundo os dados da pesquisa Origem e Destino do Metrô, que serão divulgados nesta quarta-feira, o total de viagens de bicicleta passou de 307 mil, em 2007, para 377 mil. E o uso do modal é maior em cidades ao redor da capital, como Guararema, Ribeirão Pires e Suzano. Mas no eixo da zona oeste da capital paulista, enquanto a pesquisa feita em 2007 apontou 398 viagens de bicicletas por dia, em 2017 o número saltou para 5.067.

A advogada Alessandra Rangel, de 42 anos, ainda lembra do dia em que resolveu trocar o carro pela bicicleta. Foi há cerca de um ano, em uma tarde em que ficou mais de uma hora presa no trânsito, para completar um trajeto de cinco quilômetros. O engarrafamento travou a região da Avenida Faria Lima, na zona oeste, onde Alessandra trabalha há dez anos. O uso da bicicleta aumentou 1.173% nesse período, por causa de pessoas que fizeram a mesma opção.

“Mudou a minha vida”, conta a advogada, que hoje usa a bike ao menos quatro vezes por semana, em um trajeto que dura 20 minutos. “Minha saúde melhorou bastante, eu tenho mais disposição. Eu sempre fiz esportes, mas hoje rodo sete quilômetros de bike por dia.”

Informações: exame / Foto: divulgação

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: