Você está aqui
Home > Edição > Expedição pelo Brasil

Expedição pelo Brasil

Nestor Freire percorreu o país do Oiapoque ao Chuí e contou a Revista Bike & Vida como viu um Brasil bem diferente e desconhecido para muitos brasileiros.


Na visão do ciclista:
Belezas naturais, calor, estradas sem acostamento, chuva, frio, cansaço, pobreza extrema, lugares em pleno século 21 ainda sem energia elétrica e muitas outras caras do Brasil percorridos ao longo de nove estados.
Programado até 2027, Nestor Freire já estava com as malas prontas para viajar novamente em mais uma missão, dessa vez a Islândia seria seu destino, como a última cicloviagem na Europa, mas com a chegada da pandemia a viagem teve que ser suspensa, mas os planos de pedalar não!

Arquivo Projeto Giraventura


Enquanto os planos para a Europa estão suspensos em virtude da pandemia, Nestor pensou aproveitar o tem que seria dedicado em outro país, aqui em terras brasileiras.
“Pensei em diversas rotas de cicloviagem que temos no Brasil, mas eu queria uma coisa grandiosa. Por isso escolhi fazer a rota do Oiapoque ao Chuí, justamente por ligar os extremos do país, mas se falarmos em extremos, seriam outras cidades próximas, citamos essas por serem um norte na referência da distância. Eu queria cortar o Brasil pelo centro e essa foi a melhor rota”.

Arquivo Projeto Giraventura
Arquivo Projeto Giraventura
Arquivo Projeto Giraventura


Uma rota privilegiada com passagens por nove estados diferentes e o Distrito Federal
Como todo ciclista, ao pedalar por tanto tempo, Nestor teve muitos problemas e chegou a pensar em parar a expedição. As altas temperaturas no Pará, Amapá e principalmente no Tocantins, chegaram aos 55ºC graus.
“Nunca havia tido essa experiência de pedalar com tanto calor, é muito desgastante. Eu parava debaixo das árvores para tentar aguardar uma nuvem que pudesse amenizar o calor”.
Em meio a cidades modelo de ciclomobilidade pelo mundo, aqui no Brasil Nestor Freire se surpreendeu com uma pequena cidade chamada AFUÁ, localizada na Ilha do Marajó, cerca de duas horas de lancha da cidade de Macapá, atravessando o Rio Amazonas até a Ilha do Marajó.

Arquivo Projeto Giraventura
Arquivo Projeto Giraventura


Grata surpresa:
Em Afuá é proibido o transporte motorizado, toda a cidade gira em torno da ciclomobilidade, andar por lá somente de bicicleta ou a pé. Todos os serviços públicos são prestados sobre duas rodas. Essa foi uma das muitas histórias que o pedal proporcionou em 72 dias de cicloviagem, passando por nove estados e o Distrito Federal, somando 6.475km.
Confira na íntegra o bate papo em nossa LIVE disponível no canal Revista Bike&Vida
Foto/imagem: Projeto Ventura

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: