Você está aqui
Home > Dicas B&V > Dicas de Produtos > Capacetes, sapatilhas e mais: conheça soluções específicas para mulheres que pedalam

Capacetes, sapatilhas e mais: conheça soluções específicas para mulheres que pedalam

Marcas reconhecidas como Giro e Absolute apostam na democratização das soluções para o crescente público feminino em diversas modalidades que envolvem a bicicleta

Capacete Feminino Giro Vasona

Se há algum tempo ainda faltavam soluções para as mulheres ciclistas, a cada dia que passa o mercado de ciclismo no Brasil se torna mais inclusivo e democrático nesse sentido. Elas, inclusive, já representam grande parte do público que pedala no país. Então nada mais justo do que ter produtos projetados especialmente para elas: com desenvolvimento específico para mulheres, e não apenas com cores diferentes.

Capacete Feminino Absolute Luna

Marcas mundialmente conhecidas, como a Giro, e nacionais como Absolute Bikes e Skin Sport, todas com distribuição exclusiva no Brasil pela Isapa, apresentam diversos produtos para o mercado feminino brasileiro de bicicletas. Uma mostra de que as grandes marcas começaram a incluir as mulheres como público-alvo.

“Fico feliz que as marcas estejam dispostas a ampliar mais sua representatividade com o público feminino, com soluções de qualidade feitas para a gente. Pela minha experiência, enquanto mulher e atleta, a gente precisa disso: ter uma atenção maior, ainda mais com o crescente número de mulheres no pedal”, analisa a atleta Raiza Goulão, atual campeã brasileira e um dos principais nomes do MTB.

“Hoje, conseguimos oferecer soluções que vão de iniciantes a mulheres experientes, que buscam lazer ou alto rendimento. Sempre respeitando suas características e perfis enquanto consumidoras. Vemos como uma justa necessidade de igualdade”, comenta Gilberto Alves, analista de produtos da Isapa, uma das principais distribuidoras de artigos para ciclismo do Brasil.

Conheça agora alguns itens de grandes marcas disponíveis para o público feminino no Brasil.

Sapatilhas femininas para todas as modalidades de ciclismo

As sapatilhas têm uma função muito importante durante as pedaladas. Além do conforto, elas são responsáveis pela transferência da força dos pés aos pedais, gerando ainda mais performance, seja a quem pedala por lazer ou busca por rendimento.

As marcas Absolute Bikes e Giro trazem boas opções específicas para mulheres. A norte-americana Giro é uma das poucas marcas que oferecem sapatilhas de alta performance focadas nas mulheres, com soluções pensadas e adaptadas de acordo com as proporções e formas femininas.

Entre outros pontos, o fundamental é que são sapatilhas que possuem o “shape” mais estreito, para oferecer mais estabilidade dos pés das ciclistas no calçado, e trazer mais conforto enquanto pedalam. Dentre os modelos disponíveis no Brasil, destacam-se a sapatilha Giro Sector W e a Giro Berm W:

·       Giro Sector W: com tamanhos compatíveis com o público feminino, esse modelo traz todas as tecnologias do modelo masculino, mas com um formato especialmente desenhado para os pés das mulheres mais exigentes, como o calcanhar mais estreito. Com cabedal fabricado com a tecnologia Synchwire, sem costuras, seu ponto forte é a ventilação e o conforto, além  da aderência que seu solado entregabem terrenos mais difíceis, no MTB e gravel.

·       Sapatilha Berm W: ideal para ciclistas iniciantes, com foco no lazer e mobilidade urbana, este modelo foi projetado para as mulheres que querem uma sapatilha de MTB resistente, versátil, mas confortável para trilhar qualquer caminho. Com ajuste por dois velcros largos, é compatível com pedais de encaixe, feita em fibra sintética flexível e malha respirável, além de uma entressola interna de nylon injetada robusta para ajudar a transferir a energia de cada pedalada para os pedais.

Já a Absolute Bikes também se dedica para oferecer soluções adequadas ao perfil feminino, com foco na democratização do acesso a produtos desse nicho.

Entre os principais modelos da Absolute, com diferentes cores e tamanhos, estão os seguintes:

·       Absolute Mia: prática, com sola feita de nylon injetado e fechamento em velcro triplo, feita para quem quer uma solução simples, com bom custo X benefício, mas que não abre mão do conforto e desempenho. Está disponível nas versões Road, com solado liso e furação específica para tacos de estrada, e MTB, com cravos no solado e furação para taquinhos de dois furos.

·       Absolute Luna: modelo intermediário da marca, para quem busca algo a mais, esta sapatilha oferece fechamento com catraca e uma ótima experiência em diversas modalidades, já que também está disponível nas versões Road e MTB, com excelente custo x benefício. 

Capacetes versáteis da Giro e Absolute

O capacete de ciclismo é daqueles itens indispensáveis, que não deve ser esquecido, seja por ciclistas iniciantes ou experientes. A escolha e investimento vai de acordo com o objetivo e exigência de cada um, dentro do que a modalidade e terreno pedem. Aqui, novamente, destacamos as marcas Absolute e Giro, com opções para todos os níveis de mulheres do pedal.

·       Capacete Giro Ember MIPS: com design aerodinâmico e adequado para todas as modalidades de ciclismo, o modelo alia ventilação tanto em pedaladas de speed quanto mountain bike, com um dos melhores sistemas de proteção contra impactos do mercado. É produzido pelo processo In Mold onde o casquilho é moldado ao EPS, o que contribui para o seu baixo peso, resistência e durabilidade. Além disso, é facilmente ajustável por conta do sistema Roc Loc® 5. Conta, ainda, com tratamento antibacteriano e incríveis 26 entradas de ar, gerando mais conforto em dias quentes e em pedais longos.

·       Capacete Giro Vasona: o design simples e elegante são grandes diferenciais deste modelo, indicado à ciclista que não deseja investir muito para garantir sua segurança durante as pedaladas na cidade. Com menos de 300g, o Vasona conta com 22 entradas/saídas de ar e encaixe ajustável da tecnologia Roc Loc® Sport. Oferece leveza, proteção garantida e facilidade de ajuste, além de estar disponível em várias cores. E ainda dá pra usar com o cabelo preso sem atrapalhar o ajuste.

“Estou bem satisfeita e feliz de utilizar os capacetes da Giro, é uma das marcas que sempre investe em tecnologia e segurança, tanto os modelos de alta performance quanto os indicados para iniciantes e pessoas amadoras”, comenta Raiza.

A Absolute Bikes aposta em alguns detalhes que fazem a diferença na experiência das ciclistas do país. São duas linhas exclusivas para mulheres: a Luna e a Mia.

Além da variedade de cores nos capacetes, algumas mais sóbrias e discretas, enquanto há as outras mais chamativas, os capacetes da marca brasileira possuem um espaço na traseira que facilita o uso por quem usa rabo de cavalo. Também têm forros removíveis e um acabamento mais técnico, que permite mulheres com cabelos longos sentirem a cabeça mais arejada e fresca.

·       Capacete Absolute Luna Flash: versão feminina de um dos produtos mais inovadores do mercado, conta com um design moderno e luz de LED integrada ao casco In Mold, com 9 modos de funcionamento e bateria recarregável via USB. O sistema LED também é removível e o capacete pode ser usado sem ele, podendo ser indicado à prática de MTB. Bem ventilado, o Luna Flash conta com 22 entradas/saídas de ar.

·       Capacete Absolute Mia: solução eficiente e bonita para iniciar no pedal, seja nas estradas de terra, trilhas ou então no deslocamento pela cidade. Seguindo o que é tendência no mercado de ciclismo como um todo, conta com a tecnologia In-Mold em parte externa e a estrutura interna são fundidas numa peça única. Sendo assim, é um modelo bem resistente e leve, que vai oferecer mais segurança e conforto. Além disso, é fácil de ajustar, através de um botão giratório, e conta com pisca de 6 LEDs integrado.

·       Capacete Absolute Luna: alta proteção e estilo definem esse modelo da Absolute, com design aerodinâmico e indicado para mulheres que praticam MTB ou ciclistas de estrada. Com uma viseira removível, também conta com construção In-Mold, oferecendo mais resistência. O Luna também conta com iluminação em LED integrada ao sistema de ajuste milimétrico. Ou seja, é um combo de segurança e visibilidade para quem pedala. Possui, além disso, boa ventilação com 22 entradas e saídas de ar, que vem junto com telinhas anti-insetos.

Luvas exclusivas e peças de vestuário

Além das diversas opções em capacetes e sapatilhas, as mulheres do pedal também têm à disposição uma série de peças de vestuário, como luvas projetados para elas. As luvas da brasileira Skin são ótimas pedidas para quem está começando a pedalar e quer experimentar a sensação de conforto, aderência e proteção que este acessório oferece.

Tanto a SS Venus quanto a SS Race II são modelos da Skin com formatos bastante anatômicos para o público feminino. Contam com a palma em couro sintético contendo gel, são confortáveis e de encaixe suave. São opções chamadas de entrada, para quem quer investir com economia e acertar na escolha.

Já a Giro oferece outros 3 modelos de luvas exclusivas para mulheres:

Giro Tessa: é a luva mais popular da Giro entre as mulheres apaixonadas pelo ciclismo. Versátil, possui preenchimento de gel otimizado, que oferece design ergonômico e construção de alta qualidade a um preço acessível. É a escolha perfeita para as ciclistas que querem a sensação de uma luva acolchoada mais tradicional, com conforto e desempenho que rivalizam com luvas que chegam a custar o dobro.

Giro La DND: feita para ser acessível e duradoura, possui alta flexibilidade, graças à palma em AX Suede projetada pela Super Fit, que elimina o excesso de tecido e de dobras. Sua parte superior é bem ventilada e oferece alongamento de quatro vias para o máximo conforto durante a pilotagem.

Giro Jag’ette: com palma em microfibra, fecho em velcro e acolchoamento Plush EVA, além do design ergonômico SuperFit, a Jag’ette oferece um encaixe para as mãos e conforto excelentes.

Além das luvas, a Skin também possui uma linha completa de vestuário para ciclistas: bretelles, camisas de ciclismo e casuais, além de meias com tamanhos que se encaixam em diferentes perfis e biotipos, geralmente do tamanho 35 ao 39 e do 40 ao 44.

Quadros e outros acessórios e componentes

A brasileira Absolute Bikes também possui uma linha de quadros específica parao público feminino: a linha Absoute Mia possui uma geometria específica para mulheres praticarem mountain bike. Dentro deles, opções de acordo com o objetivo: conforto ou performance, recreação ou alto rendimento.

Vale lembrar que, para a escolha dos quadros, o ideal é realizar um bike fit, que vai ajustar todas as medidas do quadro da bike com relação ao biotipo e proposta que tem no pedal.

Sapatilha Feminina Giro Berm W

Todos os produtos citados podem ser encontrados nas melhores lojas e bike shops do país.

Parceria:

Carlos Ghiraldelli / Márcio Mecca

Artigos semelhantes

Deixe uma resposta

Topo
%d blogueiros gostam disto: