Você está aqui
Home > Edição > Ciclovias garantem retorno de 3,6x para cada euro investido

Ciclovias garantem retorno de 3,6x para cada euro investido

Desta vez foi Helsinque, gélida capital da Finlândia, que comprovou os benefícios econômicos do investimento em ciclovias. Um novo estudo mostrou que para cada euro gasto pela prefeitura em ciclovias, a cidade teve um benefício financeiro de 3,6 euros. Uma taxa de retorno de 360%.

O clima inóspito não impediu o investimento na bicicleta. Com uma população de cerca de 600 mil pessoas e temperatura entre 14°C e 21°C no verão, Helsinque tem 1.300 km de ciclovias e ciclofaixas. Infraestrutura que continua em uso mesmo no inverno, quando a temperatura oscila entre -7°C e -2°C com apenas 6 horas de luz do sol por dia.

Além de lucrativa para a cidade, a infraestrutura cicloviária também ajudou a diminuir o tempo médio de deslocamento. Mesmo quem não pedala passou a ficar menos tempo preso no trânsito.

No Brasil, nenhuma cidade tem números tão expressivos quanto a capital finlandesa, seja no tamanho total da rede, ou em um comparativo entre quilômetros de ruas e avenidas e de ciclovias e ciclofaixas. Mesmo assim, a bicicleta já tem números consistentes também em território brasileiro.

Um estudo de 2017 estimou os benefícios milionários da bicicleta para a cidade de São Paulo. Mesmo que, à época, a cidade tivesse cerca de 400 km de ciclovias e ciclofaixas para mais de 17.000 km de ruas e avenidas. Só de gastos com a saúde, seriam R$ 34 milhões a menos (R$ 54,5 milhões em valores atualizados) por ano em internações nos hospitais do Sistema Único de Saúde na cidade.

Leia mais sobre os benefícios econômicos da bicicleta em Helsinque e na Europa: http://bit.ly/HelsinqueBicicleta

Conheça as vantagens econômicas do aumento de uso da bicicleta na cidade de São Paulo: http://bit.ly/BicicletaSP-Cebrap

Parceria: aliança bike

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: