O governo do Reino Unido deixou claro aos administradores locais que a infraestrutura cicloviária precisa ser mais ambiciosa para receber dinheiro público. Ciclofaixas só com tinta branca no chão estão fora das regras de financiamento.
A palavra de ordem é “segregação”. Somente projetos de ciclovias segregadas ou infraestrutura que bloqueie o trânsito de carros em ruas locais terão apoio financeiro do governo. O plano é garantir ruas mais calmas, calçadas mais largas e bicicletas em segurança, isoladas do trânsito motorizado.
Outro ponto importante do governo central do Reino Unido é a participação da sociedade no planejamento cicloviário, mas com uma ressalva muito importante. Consulta pública não é sinônimo de direito a veto para alguns, nem a busca por consenso absoluto ou dar prioridade a quem falar mais alto.
Vale lembrar as manobras em curso na cidade de São Paulo. A capital paulista ainda é um grande exemplo de como um suposto incentivo para participação da sociedade é apenas disfarce para retrocessos. Muitas audiências públicas se tornam palanque para grupos pequenos falarem alto contra a bicicleta.
Leia mais sobre as exigências de planos cicloviários mais ambiciosos no Reino Unido: http://bit.ly/AmbicaoCicloviariaUK
Parceria: aliança bike