Você está aqui
Home > Dicas B&V > Dicas de Produtos > Upgrade na bicicleta: conheça algumas soluções da Absolute para melhorar a experiência no pedal

Upgrade na bicicleta: conheça algumas soluções da Absolute para melhorar a experiência no pedal

Marca 100% brasileira oferece diversas opções entre peças e acessórios que podem transformar e melhorar a bike dentro da proposta de cada ciclista

Quem já pedala há algum tempo deve perceber como as nossas necessidades em cima da bike podem mudar a cada quilômetro rodado. Por consequência, a bicicleta que é usada atualmente pode precisar de ajustes com o passar do tempo. Isso é muito comum, não só no mundo da bike, seja por uma evolução pessoal no nível de rendimento ou uma mudança de objetivo com a bicicleta.

Para ciclistas que sentem a necessidade de atualizar o seu equipamento, a Absolute apresenta algumas soluções, perfeitas para dar aquele upgrade na bike e na sua experiência.

Geralmente, uma bike de entrada ou até de nível intermediário vem com uma montagem mais básica de fábrica. “Mas chega uma hora em que essa pessoa que investiu nessa bike ‘mais básica’ quer algo a mais, porque ainda não consegue o resultado que quer com aquele equipamento. Quer pegar uma trilha mais técnica, uma estrada de terra, fazer um longão sem sofrer, quer sentir o que o mundo do MTB tem pra oferecer. É aí que entra a necessidade de se fazer um upgrade, tanto de acessórios quanto de componentes, que podem melhorar a bike e transformar a experiência”, comenta o analista de produtos da Isapa, Gilberto Alves Nunes.

Selim de acordo com o seu objetivo

Assim como outros acessórios primários, o selim que vem numa bike de entrada geralmente é aquele mais genérico, que é ótimo para você começar a pedalar. Mas que pode se tornar obsoleto rapidamente a depender do seu perfil de pedalada, além do seu próprio corpo.

É importante que o selim se adeque ao seu biotipo e se encaixe na sua proposta de pedal. Por exemplo, se a busca é por mais conforto, o ideal é um selim de perfil mais largo e macio, para quem tende a esse posicionamento na bike. Se o desejo é pedalar com mais velocidade, um selim mais estruturado e menos largo pode ser a melhor opção.

Seja qual for, a Absolute conta com modelos interessantes, como o Selim Absolute Prime e o Selim Absolute Wild. O primeiro possui a parte central vazada, garantindo mais conforto e melhor posicionamento do ciclista, com qualidade e um excelente custo x benefício, para quem já quer praticar o MTB ou ciclismo de forma mais esportiva. Já o segundo modelo é leve e confortável, podendo ser usado em pedais de qualquer modalidade e duração, já que oferece boa absorção de impactos e grande durabilidade.

Manoplas macias e confortáveis

A manopla é um daqueles acessórios que quase ninguém dá muita atenção no início, mas que pode incomodar ao longo do tempo se não for bem escolhido. Como é um ponto de contato entre ciclista e bike, ela precisa ter o maior conforto possível pra encarar a cidade ou qualquer modalidades de MTB.

Com essa versatilidade, a Absolute oferece a Manopla NBR1, composta por uma borracha leve e macia, que imita a espuma, mas é muito mais durável. Com um upgrade na manopla, é possível sentir diferença imediata em dois pontos:

1 – deixa a bike mais leve;

2 – mais conforto e consequentemente menos dores e dormência nas mãos.

Pedais mais estáveis e duráveis

Como padrão, as bikes de fábrica vêm com componentes simples, mas que podem ser trocados de acordo com a necessidade. Outro desses é o pedal, que geralmente vem de plástico.

Mas, se uma pessoa deseja explorar outros terrenos e pedalar distâncias maiores, fazendo o famoso “longão” – pedais de acima de 50km, geralmente -, esse pedal básico pode não atender. O pé escorrega, causando insegurança e até mesmo uma queda em situações mais complicadas.

Por isso a Absolute conta com os modelos Nero e Brutus, com um design discreto e pontos refletivos para visibilidade noturna. Feitos em alumínio, com uma plataforma mais larga para aumentar a estabilidade da pedalada, estes modelos proporcionam muito mais segurança. “Como estas são peças onde o contato é direto entre ciclista e a bike, quem opta por fazer um upgrade nesses pontos vai se beneficiar bastante e sentir quase que imediatamente a diferença na experiência da pedalada”, explica Gilberto.

Sapatilhas modernas e leves

Ciclistas que ainda não pedalam com sapatilhas podem ter uma certa resistência, mas fato é que quando se pedala “clipado”, você potencializa sua pedalada, especialmente no quesito segurança e estabilidade.

Portanto, é um outro acessório que merece atenção na hora de dar um upgrade na experiência do pedal. Uma das sapatilhas mais vendidas no Brasil nos últimos anos, com alta tecnologia e excelente relação custo X benefício, os modelos Absolute Nero MTB e Mia MTB passaram por uma reformulação. Além da durabilidade excelente, possuem um solado injetado mais rígido, que se traduz em maior aproveitamento da força e, naturalmente, mais performance

As sapatilhas Absolute Nero e sua versão feminina, o modelo Mia, também contam com versões Road, para estrada, com solado liso e furação para taquinhos de três furos. 

Kits de transmissão de acordo com a tendência mundial

Depois de ajustar peças do cockpit e perceber a diferença nas pedaladas por ter melhor conexão com a bike, ainda é possível melhorar o rendimento. Entra aqui a necessidade de ajustar outros componentes, como o kit de transmissão, que faz todo o movimento das rodas.

De início, uma transmissão de fábrica pode atender à necessidade do pedal. Mas ao longo do tempo, pode ser preciso otimizar o seu uso. Atualmente, o pedivela single, com uma coroa apenas, é tendência no MTB. E a Absolute possui opções de kits de transmissão bem interessantes, de 11v e 12v. Elas oferecem menos marchas no geral, mas praticamente a mesma amplitude entre marchas. Ou seja, a marcha mais pesada e a mais leve são praticamente iguais a bikes com mais marchas, como as de 20 ou 18 velocidades. As vantagens para quem escolhe por uma transmissão de coroa única são as seguintes:

1 – menos peças e menos peso: elimina-se em média 200g retirando o câmbio dianteiro e a alavanca dianteira;

2 – simplifica o funcionamento e manutenção;

3 – otimiza a troca de marchas e facilita a utilização.

Suspensão customizada ao seu perfil

A suspensão é fundamental para dar estabilidade para passar por trechos mais difíceis e conforto para superar obstáculos. E numa bike mais básica, o sistema de amortecimento é mais pesado, com molas de aço que, inclusive, dificultam uma configuração mais personalizada ao biotipo de cada pessoa.

Assim, a Absolute disponibiliza garfos de todos os níveis de pedal, inclusive a linha Prime, com os modelos SL e EX. Com funcionamento a ar, elas podem ser ajustadas de acordo com o peso do ciclista e estilo de pilotagem. “Um upgrade com uma suspensão Absolute é capaz de tirar de 500g a 700g do peso geral da bike, o que faz muita diferença na experiência, além de possibilitar o ajuste para cada situação”, afirma Gilberto.

GPS para monitorar melhor o rendimento

Outro upgrade capaz de melhorar a experiência no pedal é começar a usar um GPS, em vez do celular, para monitorar o rendimento das pedaladas. E o GPS mais acessível do mercado brasileiro é da Absolute Bikes, o Nero.

Produto de fácil utilização, ele possui design simples e compacto com dois botões, somado à compatibilidade ao aplicativo Strava e com suportes padrão de mercado, garantindo assim fácil instalação e operação. Ele vem com funções de distância, velocidade em tempo real, velocidade média, velocidade máxima, tempo de percurso, odômetro e relógio.

Ao fim do pedal, pode-se subir as informações para aplicativos de compartilhamento e comparar seu rendimento com outros ciclistas.

Capacetes e outros acessórios para se tornar autossuficiente no pedal

Depois de transformar a bicicleta de acordo com os objetivos e necessidades, é importante lembrar de atualizar ou investir em equipamentos de segurança, além de itens que formam o kit de sobrevivência do pedal:

1- Bomba para encher pneus e/ou cartuchos e aplicador de CO2;

2- Canivete multifunções;

3- Capacetes que ofereçam máxima proteção;

4- Iluminação para pedalar a noite.

A linha de acessórios complementares da Absolute é bastante grande e você pode montar o seu kit de acordo com sua possibilidade e desejo.

Se a busca desse upgrade é pelo encontro da alta qualidade, design arrojado, tecnologia e baixo preço, a Absolute possui todas as soluções possíveis, entre acessórios e componentes que vão otimizar e muito a diversão nas pedaladas. Com tecnologias inspiradas nas principais marcas do mundo, todos os produtos estão disponíveis nas melhores lojas e bike shops do país, distribuídos pela Isapa.

Confira mais produtos:

Parceria:

Carlos Ghiraldelli | carlos@seppia.com.br  

Márcio Mecca | marcio@seppia.com.br  

www.seppia.com.br 

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: