Você está aqui
Home > Ciclismo > Iron Biker vai agitar Mariana neste fim de semana

Iron Biker vai agitar Mariana neste fim de semana

Considerado um dos principais eventos na cidade, competição vai levar cerca de 6 mil turistas, que devem injetar R$ 8 milhões na economia local

A cidade primaz de Minas Gerais, Mariana, na Região Central, será o cenário para a 28ª edição do Iron Biker Brasil, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro. O evento esportivo, considerado tradicional no calendário da cidade, atrai cerca de 6 mil pessoas de todos os cantos do país e terá algumas alterações esse ano para evitar aglomerações

A primeira mudança será a largada dos ciclistas, que acontecerá na Praça da Sé. A partir dali, a prova se desenrola por ruas, estradas e trilhas dos distritos. O percurso completo dos dois dias é de aproximadamente 160 quilômetros e para quem vai fazer o percurso reduzido será de 113 quilômetros no total. Outra mudança na prova é que a parte do entretenimento será cortada, e com isso shows e vendas de bebidas alcoólicas não serão permitidos.
 Um dos organizadores do evento, Lucas Fonda, conta que nesse ano a edição será eletrizante e cheia de desafios com altimetrias, subidas e descidas bem definidas para testar a habilidade e a resistência dos competidores, que terão como inspiração a beleza da cidade e dos distritos. “Acredito que o Iron Biker esse ano vai ter uma sensação especial porque depois de quase dois anos sem eventos esportivos é uma alegria muito grande para nós, organizadores, e para os atletas voltar a poder competir e ter esse retorno ao esporte e à qualidade de vida”.

Competição movimenta a economia Para além das trilhas, a competição esportiva injeta, aproximadamente, R$ 8 milhões na economia local e já é considerada uma das mais importantes datas da cidade, colocando Mariana no mapa dos grandes eventos esportivos do país. É o que considera o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM), Amarildo de Souza. “Creio que seja o evento mais importante para economia da cidade. Guardando as devidas proporções: São Paulo tem a Fórmula 1, Rio tem a Indi, Mariana tem o Iron Biker. Grandes eventos internacionais que trazem um público bem diversificado e, além disso, o evento promove ainda mais a visibilidade da cidade histórica”. Segundo Amarildo de Souza, cerca de 2 mil atletas se inscreveram para participar da prova e, de acordo com dados dos anos anteriores, cada competidor leva, em média, mais duas outras pessoas que consomem nos restaurantes, padarias, lojas e ficam hospedados em hotéis, pousadas ou albergues de Mariana e da cidade vizinha, Ouro Preto. Ouro Preto tem 190 meios de hospedagens na sede que estão com quase 100% das reservas esgotadas para o final de semana prolongado. Em Mariana, os 1.500 leitos disponíveis em cerca de 30 hotéis e pousadas também se aproximam da ocupação máxima.

“Além de participar da competição, os atletas e familiares têm a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores patrimônios históricos de Minas Gerais, usufruindo de restaurantes e hotéis da cidade. Os comerciantes de Mariana esperam obter o mesmo sucesso dos anos anteriores”, diz Amarildo. De acordo com Lucas Fonda, a competição desse ano sofreu três alterações na data e muitos atletas deixaram para competir em 2022. Mesmo assim, o fluxo de turistas não ficará prejudicado.

Para trabalhar durante os dias de provas, o organizador afirma que foram contratadas 300 pessoas, sendo que 87% são moradores da cidade. “Além de reacender o espírito esportivo na cidade, o Iron Biker ultrapassou até o carnaval da cidade histórica em resultados socioeconômicos. É muito bom entregar esse resultado para Mariana”.

Fonte: https://www.em.com.br/

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: