Você está aqui
Home > Ciclismo > A popularização dos bike parks e escolas de MTB no Brasil

A popularização dos bike parks e escolas de MTB no Brasil

Por Aliança Bike

Os bike parks se consolidam no Brasil

Uma tendência cada vez mais popular no cenário do MTB são os bike parks. Espaços dedicados ao lazer, com trilhas seguras e com manutenção e evolução constantes. Mas para que existam parques voltados ao mountain bike, é preciso que apaixonados dediquem suas vidas ao esporte.

O Bicicleta News Especial desta semana conversou com duas referências do MTB: Luciano “Kdra” Lancellotti e Marcio Prado. Os dois contam como fizeram da paixão pelas trilhas um meio de vida.

Na pauta, a busca pela evolução nos rolês, os desafios de criar um bike park no Brasil e como essa tendência tem evoluído no país.

Marcio Prado, fundador do Zoom Bike Park.

O menino Marcio Prado descobriu o MTB aos 15 anos, ainda nos anos 1990. Sonhou em ser atleta, mas a necessidade de trabalhar cedo acabou mudando seus caminhos. A paixão pela bicicleta, no entanto, se manteve firme.

Morando em Campos do Jordão, Marcio viu que suas trilhas de fim de semana estavam cada vez mais ameaçadas. O excesso de motocicletas, o mau uso e até mesmo questões fundiárias se tornaram ameaças ao seu lazer. Sem muitas alternativas boas para praticar o MTB, reparou que muitos atletas amadores se inscreviam em competições atrás de trilhas seguras e agradáveis para se divertir.

Sem grana pra competições, foi curtir as trilhas da cidade. Conhecendo o manual técnico de  trilhas da International Mountain Bicycling Association (IMBA), Marcio tentou unir um grupo de pessoas ao redor da ideia da construção, manutenção e melhoria das trilhas na região de Campos do Jordão. A iniciativa não foi à frente. 

Administrando uma fazenda com arvorismo e tirolesa, Marcio enxergou a oportunidade de criar um bike park. O primeiro modelo de precificação era insustentável só com as bicicletas, mas funcionou como projeto piloto. As outras atividades da fazenda cobriam os custos fixos enquanto o primeiro Zoom Bike Park funcionava como laboratório. Pagar para pedalar em trilhas era novidade para ciclistas no Brasil.

Em sua segunda casa, uma fazenda mais próxima do centro de Campos do Jordão, o Zoom Bike Park se consolidou. Hoje o espaço se mantém em função da bicicleta, num mix de trilhas e serviços que convidam a participação de todos os tipos de ciclistas. Aluguel de bicicletas, alimentação, loja e oficinas para os atletas compõem as operações. O apoio da Specialized e da Thule complementam o modelo de negócio.

Leia mais sobre bike parks e escolas de MTB: https://bit.ly/BIkeParkBrasil

O Bicicleta News Especial é uma iniciativa da Aliança Bike com o apoio do Itaú Unibanco.

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine a Bicicleta News. Mande uma mensagem para nós: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria: Revista Bike & Vida / Aliança Bike

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: