Você está aqui
Home > Edição > Nota sobre o apagão nos dados de comércio exterior

Nota sobre o apagão nos dados de comércio exterior

Por aliança bike

Pouco antes do natal, a Receita Federal publicou uma portaria revogando o sistema de dados estatísticos sobre operações aduaneiras chamado Siscori. Um mês se passou e não há nenhum sinal de que o sistema retornará.

A medida é de extrema gravidade, pois o Siscori era utilizado há 14 anos por todos os setores da economia para análises e projeções econômicas, além de permitir a fiscalização ativa para casos de subnotificação, concorrência desleal e produtos falsificados. Ou seja, sem o Siscori foram premiados os sonegadores e contrabandistas.

A decisão da Receita também impactará negativamente o mercado de bicicletas. Muitos estudos sobre o nosso setor deixarão de ser produzidos e práticas ilegais e de concorrência desleal serão mais comuns, pois a fiscalização – que antes era uma cooperação público-privada – agora será feita sem a participação da sociedade e das empresas. Um enorme retrocesso.

Esperamos que a Receita Federal reavalie sua decisão e reative o Siscori o mais breve possível.

Saiba mais na nota publicada pela Aliança Bike: https://bit.ly/siscori

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine o Bicicleta News. Mande uma mensagem para nós: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria: Revista Bike & Vida / Aliança Bike

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: