Você está aqui
Home > Ciclismo > Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal será aberto ao público neste domingo (10/04)

Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal será aberto ao público neste domingo (10/04)

Neste domingo (10/04), a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana vai abrir o Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal ao público. Às 9h, será a Solenidade de Abertura. Haverá uma trilha para contemplar as belezas naturais do local.

Não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de caixas de som.

Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Recursos Hídricos e a FUNASA estão organizando ainda o passeio ciclístico Ecobike. Convidamos os ciclistas bom-jesuenses e de toda a região para fazerem, no início da manhã de 10/04, o percurso de aproximadamente 17km, entre a Praça do distrito de Rosal e o Parque. Para se inscrever, confira as informações no site da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana (bomjesus.rj.gov.br) e na página da Prefeitura no Facebook (facebook.com/prefeiturabji).

SOBRE O PARQUE

O Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal, foi criado em 23 de Maio de 2002, a partir da compensação ambiental da empresa ROSAL ENERGIA S/A, responsável pela UHE ROSAL. Possui uma superfície de aproximadamente 93,33 hectares e é uma categoria de Unidade de Conservação de proteção integral com objetivo principal de proteção da biodiversidade, a recreação, a pesquisa, a interpretação e a educação ambiental e o uso turístico de base sustentável.

Está localizado numa área denominada Volta Grande e Piedade, a 17Km de Rosal, 3° Distrito de Bom Jesus do Itabapoana/RJ e a 52 Km do centro do Município.

Em seu entorno encontram-se produtores da Agricultura Familiar, podendo-se destacar a cafeicultura e a bovinocultura de leite, além de várias agroindústrias que você poderá visitar e provar dos sabores dessa terra acolhedora.

O Parque foi estruturado através de recursos do Fundo Estadual da Mata Atlântica, a partir de projetos elaborados e apresentados à Câmara de Compensação Ambiental, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), com colaboração do Pró-UC.
De acordo com a Resolução Normativa nº 001/2021, que dispõe sobre normas e critérios para visitação da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal, elaborada pelo Conselho Gestor do Parque, a visitação ao Parque, inclusive visitação de escolas para atividades de educação ambiental no interior do Parque, será gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio de Termo de Responsabilidade de Visitação, a ser requerida pelo interessado, com 5 (cinco) dias de antecedência da data pretendida.

Para os interessados em executar Avaliações Técnicas e/ou Científicas, Levantamentos Técnicos e/ou Científicos e Pesquisas Científicas, nas áreas dentro dos limites do Parque, bem como no curso do rio Itabapoana que margeia o Parque, as normas e critérios encontram-se na Resolução Normativa.

Parque Natural Municipal Sabiá Laranjeira de Rosal
Volta Grande e Piedade – a 17Km de Rosal, 3° Distrito de Bom Jesus do Itabapoana/RJ
Google Maps: https://maps.app.goo.gl/eripizXTAugxJcMF7
Whatsapp: (22) 3833-9626
Instagram: @pnmsabialaranjeiraderosal

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: