Você está aqui
Home > Ciclismo > Projeto Trilhas: o despertar da comunidade para a conservação do meio ambiente através da cultura do Mountain Bike

Projeto Trilhas: o despertar da comunidade para a conservação do meio ambiente através da cultura do Mountain Bike

Por aliança bike

A iniciativa de Fred Lanna e Christian Wagner é fruto de muitas alianças em torno da bicicleta e da conservação ambiental. A chegada de indústrias nas cidades brasileiras pode ser aliada à políticas socioambientais de qualidade.

Em entrevista exclusiva à Aliança Bike a dupla revela como, há mais de 10 anos, o Projeto Trilhas ajuda a impulsionar a cultura da bicicleta na macrorregião de Belo Horizonte (MG), sobretudo nas cidades mineiras de Nova Lima e Conceição do Mato Dentro. E ainda ressaltam a importância do diálogo com associações, secretarias e empresas para o êxito do processo e dos resultados.

Em Nova Lima o empenho do projeto possibilitou que em 2016 mais de 300 km de trilhas do município fossem tombadas, em um decreto inédito que hoje garante a conservação e o legado do MTB na cidade.

Há duas semanas o município de Conceição do Mato Dentro recebeu a edição 2022 da Brasil Ride Espinhaço e parte do percurso contou com um circuito de XCO lapidado pelo Projeto Trilhas. Fred e Chris garantem que, para os próximos eventos que a cidade vai receber, o circuito ainda terá novidades.

Para o Projeto Trilhas, o uso da bicicleta como prática alinhada à conservação ambiental ainda precisa ser ampliado no Brasil, mas crescem os exemplos de gestores que se propõem a ouvir e estudar sobre essa cooperação. “A bicicleta e a prática do mountain bike são uma forma de preservar e exaltar nossas belezas naturais, trazer qualidade de vida à população e recursos para as cidades”, explica Fred.

Confira a matéria completa em: https://bit.ly/ProjTrilhas

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine o Bicicleta News. Mande uma mensagem: bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria: Revista Bike & Vida / Aliança Bike

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: