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Pequeno, mas poderoso: bicicletas elétricas podem preencher lacunas no acesso ao transporte

Por aliança bike

Maior piloto de E-Bike aproveita o NREL OpenPATH para estabelecer precedentes para programas de incentivo à micromobilidade

As bicicletas com assistência elétrica existem há mais de um século. Embora as bicicletas movidas a gasolina não sejam mais populares, hoje as bicicletas elétricas movidas a bateria (e-bikes) são mais populares do que nunca. Os números de vendas de e-bikes estão superando significativamente todos os outros veículos elétricos.

Um participante do Programa Fort Collins CanBikeColorado ficou entusiasmado com o fato de uma bicicleta elétrica adaptável de três rodas ser uma opção. 
Foto do Escritório de Energia do Colorado

“As primeiras experiências da maioria das pessoas com veículos elétricos são com uma bicicleta elétrica, não um carro elétrico”, disse Andrew Duvall, analista de comportamento de transporte do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL), especializado em pesquisa de micromobilidade. “Para apoiar a adoção de e-bikes, precisamos de políticas para encorajar mais pessoas a experimentá-las”.

Plano de Veículos Elétricos do Colorado para 2023, lançado no início deste ano, inclui bicicletas elétricas e o desenvolvimento de políticas e incentivos relacionados como um foco preeminente. Como parte de sua estratégia, o Colorado Energy Office (CEO) se uniu ao NREL do Departamento de Energia dos EUA para entender como aumentar a adoção e o acesso a e-bikes por meio do Can Do Colorado e-Bike Pilot. A ferramenta NREL OpenPath do laboratório foi fundamental para informar essas percepções por meio da coleta de dados de viagem holísticos. O piloto de quase dois anos distribuiu cerca de 200 e-bikes e 50 associações de e-bike-share para trabalhadores essenciais de baixa renda em diversos locais do Colorado. Como o maior programa de e-bike do país, seus resultados não estão apenas informando práticas, políticas e programas-piloto adicionais em todo o estado, mas também fora do Colorado.

Resultados do Piloto do Colorado Demonstram a Utilidade das E-Bikes

Os resultados do piloto de e-bike da Can Do Colorado, conforme descrito em um documento resumido de autoria do NREL , mostram que as e-bikes podem atender a necessidades de transporte não atendidas, ao mesmo tempo em que fornecem uma alternativa econômica e energeticamente eficiente para outros meios de transporte. A conveniência está entre os benefícios mais notáveis ​​das e-bikes em relação a outros veículos de propriedade privada. Além disso, os custos de carregamento e reparo são uma fração desses custos associados a veículos maiores, e os passageiros têm as vantagens adicionais de estacionar gratuitamente, contribuindo para reduzir o congestionamento do tráfego e ter acesso a atividades físicas saudáveis.

Os resultados do piloto de e-bike da Can Do Colorado, conforme descrito em um documento resumido de autoria do NREL, mostram que as e-bikes podem atender às necessidades de transporte não atendidas, ao mesmo tempo em que fornecem uma alternativa econômica e energeticamente eficiente para outros meios de transporte. Figura de Besiki Kazaishvili, NREL

Um dos principais insights, descobriram os pesquisadores do NREL, foi que os participantes geralmente preferiam caminhar distâncias de até uma milha e usar e-bikes para distâncias entre uma e quatro milhas. Com um estudo do Bureau of Transportation Statistics relatando que mais da metade de todas as viagens diárias feitas nos Estados Unidos em 2021 foram inferiores a três milhas, as descobertas do piloto de e-bike do CEO significam que as e-bikes são um modo viável de viagem para a maioria de viagens diárias. Para distâncias entre quatro e seis milhas, as escolhas de viagem dos participantes do piloto foram divididas igualmente entre andar de e-bikes, dirigir sozinho e compartilhar caronas.

“É tudo uma questão de escolher a ferramenta certa para o trabalho”, disse K. Shankari, um diretor do NREL que desenvolveu a ferramenta de coleta de dados do piloto. “Escolher entre carros e bicicletas é uma falsa dicotomia. Devemos olhar para ‘sim, e’. Para viagens longas, sim, as pessoas podem dirigir carros e compartilhar caronas para serem mais eficientes em termos de energia. E para viagens mais curtas, andar de bicicleta pode ser mais apropriado em algum momento.”

No piloto, os participantes optaram pelo uso de e-bikes em 28% de todas as viagens, muitas das quais foram feitas para acesso ao emprego. A economia de energia obtida com o uso de bicicletas elétricas em vez de veículos individuais foi de quase 40 megawatts-hora em todo o programa. A economia de energia em todo o programa é quase equivalente ao uso de energia de 1.000 residências de tamanho médio (2.000 pés quadrados) durante um dia inteiro.

A ferramenta NREL informa o desenvolvimento de incentivos e infraestrutura para bicicletas elétricas

A coleta de dados de e-bike foi realizada pela Open Platform for Agile Trip Heuristics ( NREL OpenPATH ) da NREL – uma plataforma modular de código aberto que permite que as pessoas rastreiem automaticamente seus modos de viagem e meçam seu uso de energia associado por meio de um aplicativo de smartphone. Ele fornece uma visão abrangente do comportamento de viagem, comparando o uso individual da e-bike com outros modos de viagem e calculando a pegada de carbono correspondente de todos os modos de viagem.

“Embora os sistemas de e-bike compartilhados coletem dados automaticamente, eles não estão vinculados a indivíduos”, disse Duvall. “O NREL OpenPATH segue indivíduos, rastreando itinerários – casos reais de uso e comportamento de viagem – que são essenciais para informar como os projetos de infraestrutura e transporte de bicicletas elétricas devem ser projetados e priorizados para financiamento.”

Uma versão disponível publicamente do aplicativo CanBikeCO baseado em NREL OpenPATH está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e Apple para participar de programas em andamento. Enquanto isso, uma versão de “acesso aberto” está disponível para indivíduos que não fazem parte de um estudo, mas estão interessados ​​em rastrear suas emissões de viagens. O NREL OpenPATH também está sendo implementado para programas e investimentos em bicicletas elétricas na Califórnia, Massachusetts e outros locais em todo o país.

Interesse e programas de bicicletas elétricas crescendo em todo o país

O crescimento de programas e políticas de e-bike nos Estados Unidos demonstra o aumento do interesse nacional em transporte sustentável e micromobilidade. Juntamente com os relatórios dos últimos anos de um grupo demográfico crescente que está se afastando da propriedade do carro como principal meio de transporte, as e-bikes podem não substituir todas as viagens de carro, mas sua participação no mercado continua a se expandir.

“Fazer as pessoas pensarem sobre diferentes modos de transporte e diferentes fontes de combustível é um desafio”, disse Paul Wessel, diretor da Greater New Haven Clean Cities Coalition e membro do conselho do programa de subsídios para bicicletas elétricas de Connecticut. “Os programas de subsídios ajudam as pessoas a procurar outras opções. O que é especialmente interessante sobre as e-bikes é que, como meio de transporte, elas são veículos de combustível alternativo que são financeiramente acessíveis a pessoas em todo o espectro econômico e são ótimas para alcançar a visão de a iniciativa Justice40 da Casa Branca .”

As coalizões com a Rede de Coalizão de Cidades Limpas do Departamento de Energia dos Estados Unidos se especializam na promoção do uso de combustíveis alternativos e tecnologias avançadas de veículos no transporte, e a filial da Grande New Haven ajudou a informar o Desconto de Compra de Automóveis Elétricos e Hidrogênio de Connecticut (CHEAPR ) que oferece vários incentivos para bicicletas elétricas.

No Colorado, os programas e incentivos para bicicletas elétricas continuam a crescer . Os participantes incluem comunidades urbanas e rurais e as inscrições estão abertas a governos tribais e outras organizações comunitárias. Para configurações remotas e sub-representadas, onde o acesso do veículo e as opções de modo podem ser limitados, as e-bikes são soluções de mobilidade especialmente promissoras. Vários modelos de e-bike são projetados para atender às necessidades de pessoas com deficiências, transportar cargas e até lidar com campos, caminhos não pavimentados e declives acentuados. Além disso, as bicicletas elétricas não exigem tanto espaço de estacionamento quanto um carro de passeio.

Parceria com o NREL para coleta de dados

Um artigo de jornal que inclui uma análise aprofundada está programado para ser lançado no final de 2023. Os dados do piloto de e-bike do Colorado também estarão disponíveis publicamente no Centro de Dados de Transporte Seguro do NREL no final de 2023 para aumentar futuras pesquisas e análises de transporte.

“O piloto de e-bike do Colorado mostrou que as pessoas podem mudar para e-bikes para recados e outras atividades – os dados que coletamos demonstram isso”, disse Sarah Thorne, gerente sênior do programa de combustíveis e tecnologia de transporte do CEO. “Acabamos de ser os primeiros no país a implementar um programa como este, coletar dados ao mesmo tempo e informar outros programas lançados em todo o país. Com a explosão de programas de e-bike nos últimos dois anos, nossos dados mostram que estamos na vanguarda disso, e isso é muito empolgante. O NREL nos ajudou a fazer isso acontecer.”

Saiba mais sobre a pesquisa de transporte e mobilidade do NREL , incluindo os recursos de ciência comportamental de mobilidade do laboratório e oportunidades para implementar o NREL OpenPATH . E inscreva-se no boletim trimestral de pesquisa de transporte e mobilidade do NREL, Assuntos de Mobilidade Sustentável , para se manter atualizado sobre as últimas notícias.

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