Você está aqui
Home > Ciclismo > Florianópolis, Rio de Janeiro e Natal buscam ampliar a malha cicloviária

Florianópolis, Rio de Janeiro e Natal buscam ampliar a malha cicloviária

Por Aliança Bike

O uso de bicicletas, como meio de transporte, tem crescido nas capitais brasileiras. Isso tem impulsionado discussões e projetos sobre a ampliação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas cidades de Natal, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Florianópolis, nos últimos cinco anos, registrou um crescimento de 147% em obras de infraestrutura e sinalização cicloviária, de 75 km para atuais 185,37 km. Apesar de aparentar um investimento impressionante, os dados da Prefeitura consideram ciclorrotas e passeio compartilhado no cômputo geral. Em síntese, a cidade reúne hoje 45,26 km de ciclovias, 76,3 km de ciclofaixas, 55,32 km de ciclorrotas e 8,49 km de passeio compartilhado.

No caso do Rio de Janeiro, o crescimento em fevereiro de 26% no número de viagens do sistema Bike Rio é um dos fatores que tem levado a gestão municipal a buscar acelerar a ampliação da malha cicloviária.

O Rio conta, atualmente, com 450 km de infraestrutura cicloviária. A meta é expandir em mais 160 km até 2029, segundo o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS). Para isso houve um mapeamento, convertido em um diagnóstico, que será apresentado em oficinas presenciais e em enquetes virtuais, permitindo a participação dos moradores e ciclistas no processo.

Na cidade de Natal, a estrutura cicloviária hoje é de 90 km. Até o final de 2024, após a finalização de todos os projetos iniciados pela Prefeitura, serão mais de 115 km de estruturas dedicadas e exclusivas para ciclistas.

“Quando o Poder Público investe nesse tipo de política pública, ele incentiva cada vez mais pessoas a trocarem o carro pela bicicleta”, diz Carlos Milhor, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito de Natal, em entrevista à Secom.

Na avenida das Rendeiras, são realizadas obras para a implantação de 1,99 Km de ciclovia – Foto: PMF/Divulgação/ND

Sobre Florianópolis: https://bit.ly/viaFloripa

Sobre o Rio: https://bit.ly/cicloRio

Sobre Natal: https://bit.ly/viaNatal

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine o Bicicleta News. Mande uma mensagem: bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria: Revista bike & Vida / Aliança Bike

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: