Você está aqui
Home > Cicloturismo > Cicloturismo Salvador Guaibim foi um show sobre duas rodas

Cicloturismo Salvador Guaibim foi um show sobre duas rodas

Por Igor Sena

Arquivo do Grupo

No último Sábado dia 14 de maio, aconteceu o primeiro passeio de Cicloturismo Salvador x Guaibim Integrando grupos de Salvador, Ilha de Itaparica e Valença. O evento organizado por Helder Guido empresário e responsável pela Boutique do Ciclista, Maria Amália líder do Grupo Pedal da Vila e Marcos Fabricius líder do grupo Pedalcool de Valença, ofereceu uma estrutura de primeira para os participantes que contaram com carro de apoio com hidratação, lanche, e uma van com reboque para bicicletas, e com o apoio da Prefeitura de Valença que forneceu mais um carro de apoio com hidratação.

Os ciclistas saíram de Salvador no primeiro Ferryboat por volta da 5hs da manhã de sábado cruzando a ilha pela BA 001, passando pela Ponte do Funil, chegando a Cidade Histórica de Nazaré das Farinhas localizada no centro sul do Recôncavo Baiano, em seguida passaram por Aratuípe até chegarem a Guaibim por volta das 15hs da tarde onde se hospedaram e a noite comemoraram ao som da Roda de Som.

Foto: Carlos Ribeiro

Para Carlos Alberto Ribeiro – Carlão Ribeiro de 68 anos que atuou como responsável pelo carro de apoio pela terceira vez, é um grande trabalho em que aguça a sensibilidade ao ver nos amigos ciclistas querer alcançar seus objetivos, assim também como a sensibilidade de cada um deles quando chegam ao carro cansados precisando de algum suporte. Carlos que é fotografo, ciclista e foi bicampeão baiano de ciclismo e um dos grandes precursores dos grupos de Ciclistas de Salvador, afirma que existe uma reciprocidade uma troca carinho, zelo e atenção pelo outro e que faz isto de forma prazerosa ao acolher os ciclistas

Carlão Ribeiro – Ciclista e Fotógrafo
Foto Carlão

O organizador Helder afirma: “Uma cicloviagem dessa é uma experiência para quem organiza e é experiência para quem participa, para quem organiza fica a experiência de juntar pessoas diferentes para congregar e fazer algo de diferente em prol do ciclismo”. O mesmo salienta que as pessoas que participam do Cicloturismo não voltam com a mesma cabeça para casa e chama atenção paras as percepções sensoriais transformadoras causadas pela viagem de bicicleta, como a compreensão do que está ao entorno, da importância da vida simples, das mudanças de valores para o que realmente importa. O mesmo conclui que a viagem foi um sucesso, pois todos que participaram do passeio foram e voltaram com segurança para suas casas.

Helder Guido

Para Marcos Fabricius líder do grupo Pedalcool de Valença “Fazer uma cicloviagem é realmente espetacular, um desafio de cidade a cidade com superações”. E expressa sua satisfação em recepcionar junto aos ciclistas de Valença os ciclistas de Salvador, Ilha de Itaparica e Lauro de Freitas. Onde pode se aventurar, se divertir e rever amizades antigas e fazer novas amizades.


Marcos Fabricius

O próximo encontro dessa turma que se aventura sobre rodas já tem mês e data marcada e acontecerá no dia 02 de julho com destino a Subauma no litoral norte de Salvador. Para mais informações sobre como participar segue lá o Instagram @boutiquedociclista falar com Helder Guido.

Antes de concluir este texto gostaria de pedir licença aos leitores para me posicionar aqui na primeira pessoa, já que eu também participei da experiência de pedalar no passeio de Cicloturismo Salvador x Guaibim. Quem me conhece e me acompanha nas redes sabe o quanto eu levanto a bandeira do Cicloturismo e o quanto eu acredito que ele está além de subir em uma bicicleta e sair por aí. O Cicloturismo está na forma como em cima da bicicleta percebemos as coisas a nossa volta, percebemos as pessoas e a importância de estarmos bem com si mesmos para vencer desafios pessoais, como nossos medos, nossas angustias e na desconstrução dos mitos interiores. Quando saímos sobre nossas bicicletas com corações abertos novas amizades se estabelecem, novos laços surgem de forma natural, nos colocamos diante a uma diversidade que nos ensina pouco a pouco que a vida pode sim ser simples e melhor.

Mabi, Igor, Josy, Silvio e Márcio

Texto: Igor Sena

Parceria: Revista Bike & Vida

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: