Você está aqui
Home > Ciclismo > Telemetria: nova tecnologia chega ao Brasil e promete revolucionar o cenário de MTB

Telemetria: nova tecnologia chega ao Brasil e promete revolucionar o cenário de MTB

Equipamento de origem italiana realiza a leitura de componentes da bike e apresenta melhorias de desempenho personalizadas para cada ciclista

Telemetria BYB instalada

O primeiro sistema de telemetria profissional de mountain bike chegou ao Brasil e promete movimentar o cenário do ciclismo nacional. Com distribuição da Corsa Bike Parts, o sistema de telemetria, da marca italiana BYB, é um aparelho leve e compacto que analisa os componentes da bicicleta e o comportamento do ciclista – com base nos dados, sugere ajustes para melhorar o desempenho de quem pedala. 

Com a utilização do equipamento, as melhorias são indicadas através de informações concretas, e não mais pelo feeling do piloto. 

Como funciona o equipamento de telemetria

O sistema da BYB é acoplado à bicicleta e efetua a leitura analítica de diversos componentes e também do estilo de pedalada do ciclista. Resumidamente, o sistema permite a avaliação do equilíbrio da bike, o comportamento de ambas as suspensões, dos freios e do próprio ciclista durante o percurso, a fim de melhorar a configuração geral da bicicleta como um todo, proporcionando melhoras significativas de performance, conforto e segurança.

Ainda com o sensor de velocidade que vai na roda, em combinação com a poderosa antena GPS integrada, ele garante absoluta precisão em termos de velocidade e distância percorrida ao longo das trilhas. É possível comparar duas ou mais corridas diferentes, conseguindo identificar com extrema precisão os pontos da pista onde o piloto é mais lento ou mais rápido, destacando o que pode ser feito para melhorar. 

Assim, tanto amadores quanto pilotos engajados em qualquer tipo de modalidade poderão avaliar e comparar como diferentes configurações de sua bike podem afetar seu desempenho na condução.

Primeiros testes 

Os atletas Gabriel Giovannini e Julio Giani testaram, em primeira mão, o novo sistema de telemetria recém chegado ao Brasil. Os testes foram realizados no Cantareira Championship, campeonato de downhill que aconteceu em maio deste ano, em Mairiporã. Os resultados foram evidentes, rendendo os dois lugares mais altos do pódio para os atletas, além da diferença notável na pilotagem.

“Eu senti muita diferença. Na primeira descida que fiz, tínhamos acabado de colocar a suspa na bike e feito os ajustes de acordo com nossos conhecimentos. Depois que fizemos os testes, leitura dos gráficos e os ajustes indicados pelo sistema, senti como se estivesse pilotando uma bike nova”, afirma Giani.

O sistema de telemetria já é utilizado em alguns países mundo afora e, para se ter uma base, entre os resultados dos atletas que utilizaram o sistema em 2022 estão: 2 títulos do campeonato mundial UCI, além de 20 pódios e 8 títulos nacionais. Vale lembrar que a Telemetria BYB é multimarca, ou seja, compatível com diferentes modelos de quadros, suspensões e freios.

Instalação, ajustes e leitura dos dados 

Telemetria BYB instalada

Após a utilização do equipamento, todos os dados analíticos são apresentados através de um software/app, que pode ser utilizado tanto no celular, quanto no computador. É claro que para realizar a instalação do equipamento, leitura dos dados e ajustes dos componentes com base nas respostas obtidas, se faz necessário a presença de um profissional capacitado. 

É aí que entra a participação da Escola Park Tool. Em parceria com a Corsa Bike Parts, a instituição fornecerá os treinamentos oficiais para mecânicos, lojistas e equipes que desejarem oferecer esse valioso e inovador serviço para seus clientes e atletas. 

“O treinamento de análise telemétrica será diferente de tudo que já fizemos na Escola. Além dos conteúdos práticos e teóricos aplicados em sala de aula, iremos separar um dia para irmos “a campo”, em pistas ou trilhas, testar os ensinamentos em situações reais” comenta Henrique Zompero, diretor de ensino da Escola Park Tool.

Neste link é possível ver um vídeo sobre a tecnologia.

Para treinamentos, o contato deve ser feito  através do e-mail comercial.escolaparktool2@gmail.com ou pelo telefone (11) 2737-4375.

Para informações comerciais sobre a Telemetria BYB, o email de contato é o contato@corsabikeparts.com.br

Sobre a Escola Park Tool 

A Escola Park Tool está no Brasil desde 2013 e já formou mais de 10.000 alunos. Além das aulas presenciais, com 16 módulos e 22 cursos diferentes, a instituição conta também com diversos módulos 100% online. Todos eles funcionam para ciclistas amadores, lojistas do mercado de bicicletas e mecânicos interessados em qualificação profissional. Para saber mais sobre os cursos da Escola Park Tool, entre no site www.escolaparktool.com.br. 

Assessoria de imprensa 

Seppia Geração de Conteúdo 

Carlos Ghiraldelli (11) 9 7377-2029

Trip Mídia 

Luis Carvalho (11) 9 7187-9797

Parceria: Revista Bike & Vida / Seppia

Artigos semelhantes

Deixe um comentário

Topo
%d blogueiros gostam disto: